quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Risadaria reunirá o melhor do humor.


Plataforma criada pelo apresentador Paulo Bonfá pretende reunir "todas as formas de fazer uma pessoas rir"

Depois de rodar o mundo em busca de grandes festivais de comédia e encontrar feiras com modelos muito regionalizados, o humorista e apresentador Paulo Bonfá decidiu criar uma plataforma que reunisse todas as maneiras de fazer uma pessoa rir - teatro, stand-up comedy, TV, rádio, internet, cinema, literatura. Para isso, procurou outros representantes da "categoria" que, junto com ele, formaram a curadoria do evento: Marcelo Tas, do CQC; Marcelo Madureira, do Casseta & Planeta; Wellington Nogueira, dos Doutores da Alegria; o cartunista Caco Galhardo, da Folha de S. Paulo; e o comediante Diogo Portugal.

Estava formada a direção do Risadaria, que deve ocupar o Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, entre os dias 18 e 22 de março de 2010. Segundo Bonfá, o principal objetivo é mostrar a força e a relevância do humor como manifestação cultural, consolidar o humor brasileiro como patrimônio e torná-lo parte do calendário nacional através do evento. "Vamos reunir diversos conteúdos e fazer convergirem diferentes estilos", completa Alain Levi, presidente da Infinito Cultural, realizadora do projeto.

O apresentador do Rockgol MTV conta ainda que Chico Anysio será homenageado durante a exposição e que novos tributos serão feitos em futuras edições. Para estrear em sintonia com a Copa do Mundo de 2010, o Risadaria vai antecipar o clima de campeonato, reservando uma área especial do edifício para mostrar como cada tipo de humor tem tratado o futebol ao longo dos anos. Além disso, parte da verba arrecadada na mostra será remetida à ONG Doutores da Alegria.

Com esse cunho social, a ideia é reforçar que, apesar da temática, a proposta é séria, ou seja, fixar o slogan "Muito além da piada". O projeto estima a presença de 50 mil visitantes e um impacto sobre 1 milhão de pessoas com o Concurso Nacional de Novos Talentos, que receberá inscrições de outubro a dezembro deste ano, através do www.risadaria.com.br, que ainda não está no ar. Os vencedores ganharão prêmios em dinheiro e terão seus trabalhos expostos durante o evento. As cotas de patrocínio para a mostra variam entre R$ 250 mil e R$ 2 milhões. Outros R$ 6 milhões em incentivos já foram aprovados pela Lei Rouanet.



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