segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Coca-Cola e Fifa celebram paixão pelo futebol.



Campanha pelo tour mundial da Taça da Copa do Mundo, que passará por 86 países, promoverá a celebração entre fãs e jogadores. A cada comemoração de gol feita com dança pelos atletas durante a Copa de 2010 a marca fará uma doação para ampliar o acesso de sul-africanos a água potável.



A Coca-Cola e a Fifa anunciaram nesta segunda-feira, 21, em Zurique, a maior ação global feita pela marca em associação com o futebol. Para o tour mundial da Taça da Copa do Mundo, que deve durar seis meses e passará por 86 países - incluindo todas as nações africanas -, a marca encomendou uma campanha integrada que envolve peças publicitárias, promoções, eventos e embalagens temáticas, entre outras atividades.



Em 2006, foi realizado o primeiro tour mundial do troféu da Copa do Mundo (os países vencedores do torneio recebem a taça, mas, iniciada nova Copa, ela é substituída por uma réplica para ficar na nação ganhadora). Na ocasião, o troféu esteve em 29 países.


Muito maior, o novo roteiro começará pela África e terminará na África. O pontapé inicial será dado no Egito, para onde a taça deverá ser levada nos próximos dias. O Brasil está no roteiro. A campanha que embalará o giro conta com uma versão da canção "Waving flag", do cantor K'Naan, da Somália (para conferir o som por meio de um video feito por usuário no YouTube clique aqui). Essa música faz parte da trilha da Copa da África do Sul, em 2010.



Outra celebridade africana atuará como embaixador da ação: é Roger Milla, ex-jogador da seleção de Camarões. Ele foi escolhido em função da temática da campanha, a celebração e a paixão. Milla ficou conhecido mundo afora também pelas danças que fazia ao comemorar um gol durante a Copa do Mundo da Itália em 1990.


Convidado a participar da coletiva de imprensa que a Fifa organizou em Zurique nesta segunda-feira, Milla mencionou a famosa cena protagonizada pelo brasileiro Bebeto na Copa do Mundo dos Estados Unidos, em 1994, quando simulou o gesto de embalar um bebê (um de seus filhos tinha nascido naquela época). O ex-jogador camaronês estará em um dos três comerciais da campanha - os demais mostrarão a história de um jovem boleiro em busca da celebração perfeita e os fatos hilários que podem ocorrer durante o tour da taça ao redor do mundo.


Para marcar esse espírito de celebração e paixão - "que nenhum outro esporte consegue alcançar", disse Muhtar Kent, chairman e CEO da Coca-Cola Company -, a ação terá uma estratégia digital que integra o torcedor. Ele poderá fazer uploads de vídeos com celebrações de gols. Joseph Tripodi, chefe de marketing da multinacional, explicou que a campanha, que faz parte do conceito "Open Happiness", convida pessoas do mundo todo a expressar sua paixão.

 
Os fãs também poderão votar na comemoração mais efusiva durante a Copa da África do Sul. Pela primeira vez, a marca irá premiar a melhor celebração de gol. Kent afirmou que, como parte de um programa que a companhia dispõe (Water for school), a cada celebração com dança feita pelo goleador, a companhia fará uma doação extra para ampliar o acesso de sul-africanos a água potável. Ao ressaltar a ação social, ele acrescentou que a Coca-Cola é a empresa que mais emprega pessoas no continente.


A campanha global inclui ainda um documentário ("Celebrating the goal"), embalagens temáticas e football camp para adolescentes.

Fonte: M&M



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